sexta-feira, 20 de abril de 2012




Pentagrama 

O Pentagrama como é mais conhecido, é representado por uma estrela de 5 pontas. Representa a união dos desiguais, o feminino representado pelo 2 e o masculino pelo 3,simbolizando também o andrógino.

Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" e como "Pé de Feiticeiro", em outras épocas ficou conhecido como "Cruz dos Goblins". Representação dos 5 sentidos humanos (tato, olfato, paladar, visão e audição). Chamado em tempos negros como “pé de bruxa”. Entre outros como “Laço infinito”.

O pentagrama representa os quatro elementos primordiais da natureza nas 4 pontas de baixo, ar, terra, fogo e água e o espírito como superior, representando a entidade adorada ou simplesmente o espírito sobre a matéria, mente sobre corpo, inteligência sobre instintos.
É um dos símbolos mais conhecidos e usado na magia. Acima de tudo é um símbolo de proteção. Usado também para consagração de objetos mágicos (ritualísticos),invocações, aprisionamento, magia cerimonial, sendo o espírito o "mão guia". Significando o equilíbrio e o infinito.
 Conhecido também pelo famoso desenho de Leonardo da Vinci "O homem Vitruviano" Que possuía todas as medidas exatas, sendo como o homem perfeito. O desenho assemelha-se exatamente a um pentagrama, com seus braços e pernas abertos, tendo significados na matemática. Mais prefiro não falar sobre isso, pois ninguém usa um pentagrama ou tem curiosidade sobre ele pelas suas medidas matemáticas.(até porque eu não saberia hahahaha xD)

Muitas vezes confundido com o pentagrama invertido, Baphomet, com as 2 pontas pra cima que mostra a imagem de um bode. Coloquem isso na cabeça O PENTAGRAMA NAO TEM NADA A VER COM O BAPHOMET 

Para os agnósticos, o pentagrama era a "Estrela Ardente" e, como a Lua crescente, relacionado a magia e aos mistérios do céu noturno. Para os druidas, era um símbolo divino. No Egito, o útero da terra, guardando uma relação simbólica com o conceito da forma da pirâmide. Os celtas atribuíam o símbolo a à Deusa Morrigan.

Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, até os tempos medievais, era um símbolo cristão. Antes da Inquisição não havia nenhuma associação maligna ao pentagrama, pelo contrário, era a representação da verdade implícita, do misticismo religioso e do trabalho do Criador. 

Durante o longo período da Inquisição, havia muitas acusações (falsas) em decorrência dos interesses em bens valiosos, ou seja se alguém tinha alguma coisa em que outro cobiçasse era armado um falso testemunho onde eram acusados de bruxaria, uma grande mentira pela "eliminação da heresia" e suas poses roubados pelos tais acusadores . A Igreja agiu com total hipocrisia fazendo exatamente aquilo que dizia ser contra. O pentagrama foi visto, então, como simbolizando a cabeça de um bode ou o diabo, na forma de Baphomet. (Já ouvirão a expressão "cuspir no prato em que comeu? então a igreja fez exatamente isso com o pentagrama)

Na Maçonaria, o homem microcósmico era associado com o Pentalpha (a estrela de cinco pontas). O símbolo era usado entrelaçado e perpendicular ao trono do mestre da loja. As propriedades e estruturas geométricas do "Laço Infinito" foram simbolicamente incorporadas aos 72 graus do Compasso, o emblema maçônico da virtude e do dever.

Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem: 
Nascimento
Infância
Maturidade
Velhice
E Morte

O Pentagrama representa o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que o homem representa uma estrela assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). 

O pentagrama foi usado por muitos grupos, ao longo da historia como símbolo de poder mágico. Mais seus verdadeiros significados muitas vezes esquecidos ou confundidos.

Quem procura a verdade um dia a encontra.
Construa sua mente, não a deixe ser simplesmente levada ou corrompida por falsos ensinamentos perdidos. Mas sempre aberta a novos pontos de vista e visões.

Que sejam eternos os 17.

By: Gothic vampire

Nenhum comentário:

Postar um comentário