domingo, 28 de dezembro de 2014

Simbolo - Gato.


Desde tempos imemoriais associado com poderes do sobrenatural, o gato é considerado o mais mágico de todos os animais. Felino de natureza enigmática, foi animal sagrado em muitas civilizações, em especial no antigo Egito, onde foi elevado à categoria de divindade. Era considerado um símbolo lunar, consagrado às deusas Ísis e Bast, esta última uma divindade com corpo de mulher e cabeça de gato. 
Nas práticas ocultistas, considera-se o gato um excelente doador de magnetismo animal, fluido vitalizador que, em certas circunstâncias, pode ser absorvido pelo homem em seu benefício. Outras escolas atribuem também ao gato a capacidade de absorver detritos ou escórias energéticas eliminadas pela presença humana, detritos esses que podem permanecer no ambiente, contaminando-o.
Esotericamente, o gato é símbolo da vigilância e da proteção. Em muitos templos do Oriente (por exemplo nos templos budistas da Tailândia e outros países do Sudeste asiático), a presença dos gatos é constante. Atuariam, segundo a crença local, não apenas como purificadores do ambiente, mas também como guardiões alertas contra a penetração de entidades maléficas provenientes de planos existenciais sutis. Na moderna psicologia, o gato é um dos símbolos ligados ao princípio ou força feminina, ao mundo onírico e irracional.

Símbolo de liberdade e sensualidade, os gatos sempre foram considerados animais intrigantes. Vivos ou emprestando seu charme a objetos, eles alegram os ambientes e provocam paixões. Ao longo da história, os gatos sempre foram associados à magia e aos mistérios. Na Europa medieval, estes animais ficaram conhecidos por serem fiéis companheiros das bruxas em suas feitiçarias. Foi dessa época que surgiu a crença de que eles teriam sete vidas. Os egípcios o consideravam um animal sagrado. A veneração era tamanha que muitos dos donos pediam para serem mumificados juntamente de seus bichinhos, tendo assim seus gatos ao seu lado no descanso eterno. 
Até hoje, em várias culturas, os bichanos são evocados para trazer proteção e abundância a casa. Não por acaso, os japoneses cultuam estatuetas que mostram o animal com a pata para cima, com a crença de que tal posição seria capaz de atrair dinheiro. Para a radiestesia (sensibilidade a determinadas radiações, como energias emitidas por seres vivos e elementos da natureza), o gato é capaz de captar e transformar a energia negativa dos ambientes. Daí sua atração por locais e objetos com vibrações instáveis ou com energia de baixa freqüência. Por isso é tão comum encontrar gatos em cima de aparelhos de TV, som e computadores. Os gatos são capazes de apontar locais em que a energia não está boa, um aviso que protege os moradores. Segundo os oráculos, o gato anuncia a boa sorte.

By: Kami GV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário