sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Simbolo Aranha



A mensagem mais importante da aranha é que você é um ser infinito que continuará a tecer os modelos da vida e vivendo inteiramente o tempo. Foi o primeiro ser vivo que desenhou a mandala. É o símbolo da criatividade e das artes em geral. Traz prosperidade em tudo o que faz. Criatividade, a teia da vida, manifestação da magia de tecer nossos sonhos.
A aranha simboliza a sabedoria, a beleza, a diligência, a sorte, o cosmos, o destino, a divindade, o perigo.
Não obstante, nos Camarões, África, a aranha simboliza a inteligência enquanto que na China simboliza a sorte. Em razão de sua rede de raios tecida habilmente e de seu posicionamento central, é considerada na Índia um símbolo da ordem cósmica, assim como a tecelã (Maya) do mundo sensível. Nesse sentido, no budismo, Maya representa a ilusão, de modo que sua existência é caracterizada pelo vazio do ser, evocando uma aparência enganadora. Já no hinduísmo, Maya representa a existência verdadeira, a essência do ser.

Da mesma maneira, na África Ocidental, Anansé, corresponde a aranha que criou os homens, o sol, a lua e as estrelas, simbolizando o ser divino. No mito da Micronésia, nas ilhas Kiribati, o ser supremo e o deus criador, chamado "Narro" é representado por uma aranha, o primeiro dos habitantes da terra. Não obstante, na lenda africana de Mali, a aranha é o conselheiro de Deus ou do ser criador de todas as coisas simbolizando, dessa maneira, a diligência e a sabedoria.
Segundo Chevalier e Gheerbrant, a aranha é, em primeiro lugar, manifestação da Lua, dedicada à fiação e tecelagem. Seu fio evoca o das Parcas.

A Aranha como criadora 
Para alguns povos, a aranha representa a criadora cósmica, a divindade superior ou o demiurgo. Entre os ashanti da África Ocidental, existe a crença de que foi Anansi, a aranha, quem criou o ser humano e os astros. Uma lenda do Máli descreve-a como o conselheiro do ser supremo, um herói criador que, disfarçando-se em pássaro, alça vôo e cria, às escondidas de seu amo, o Sol, a Lua e as estrelas. Depois, regula o dia e a noite e faz nascer o orvalho.

A Aranha e a divinação 
Entre os bamuns do Camarões, Ngaame, a aranha caranguejeira (não a aranha de teia), recebeu do céu o privilégio de decifrar o futuro. A técnica de decifração dos signos consiste em colocar sobre a abertura da cova da caranguejeira signos que o animal desarruma durante a noite, transformando-os em mensagem. Através de sua interpretação, o adivinho procura encontrar a cura, a proteção contra o inimigo e a alegria de viver.

A adivinhação por meio da aranha era também praticada entre os incas. O adivinho destampava um pote dentro do qual era conservada a aranha-adivinha. Se alguma de suas patas não estivesse dobrada, era mau augúrio.

Na Idade Média consideravam-se as aranhas como insectos benéficos, trabalhadores e portadores de boa sorte. Ninguém ousava deitá-las para fora das suas casas já que que acreditavam que com as suas teias ficavam com o ar purificado. Tanto para os hindus como para o povo judaico, a aranha foi desde sempre um símbolo de trabalho, de amor e de prudência, castigando se quem destruísse uma das suas teias. Na medicina popular diz-se que a teia da aranha tem a capacidade de estancar hemorragias e de neutralizar algumas doenças.

As superstições...

- Não há nada que traga pior sorte do que matar uma aranha, já que sobre a pessoa que realiza esse acto pode cair não só a doença física como a doença mental.

- Quem tiver a sorte de ver uma aranha a cair da teia pelo seu próprio fio receberá dentro em breve uma grande quantia monetátia.

- Se, logo pela manhã surpreender uma aranha tecendo a sua própria teia, é sinal de que vai viver uma grande paixão nos próximos dias.

- Se a surpreender durante a tarde, é anúncio de que vai receber algumas visitas demasiado conflituosas.

- No entanto, se a surpreender durante a noite, é sinónimo de felicidade e de sorte.

- Se ao passear no campo encontrar uma teia de aranha abandonada, deve apanhá-la e envolvê-la cuidadosamente num papel de seda amarelo. Este embrulho fará com que no seu lar nunca falte o imprescindível para viver.

- Se uma aranha lhe cair do tecto em cima do rosto, é sinal de dinheiro a entrar em casa.

- No caso de ela subir pelo seu vestuário, pode contar com recebimentos de dinheiro dentro de muito pouco tempo.

- Em África existe a crença de que encontrar uma aranha viva e com apenas sete patas é presságio de sorte para si próprio e para os seus filhos. 


By: Kami GV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário