quarta-feira, 20 de março de 2013




Mabom (Equinócio de Outono) 
(Hemisfério Sul-21 de março /Hemisfério Norte - 21 de Setembro)(variações de 3 dias)

No antigo calendário Celta havia vários festejos em determinadas épocas do Ano, para celebrar as passagens das estações, das colheitas, os lamúrios invernais, assim como, para adorar as Deusas e Deuses, criando assim,  um elo com todos eles, assim como Gaia, a Terra-Mãe, inquebrantável, algo Glorioso e Eterno.
Nesta época, já é preparado a Declínio do Deus, que já começa a dar mostras de fraqueza, se preparando para viajar para a Terra do Verão.

Este é o segundo dos festivais da colheita (sendo Samhain o terceiro). As plantações vão aos poucos desaparecendo, enquanto os estoques se enchem. Derrama-se leite sobre a terra para agradecer pela fertilidade e bondade da terra. Agora, nos fechamos, e nossos corações voltam-se para nós mesmos.

No Panteão Celta, Mabon (pronuncia-se Mêibon) também conhecido como Angus, era o Deus do Amor. Nessa noite devemos pedir harmonia no amor, e proteção para as pessoas que amamos. O Altar deve ser enfeitado com as sementes que renascerão na primavera. O chão deve ser forrado com folhas secas.

O Deus está agonizando e logo morrerá. Este é o Festival em que devemos pedir pelos que estão doentes e pelas pessoas mais velhas, que precisam de nossa ajuda e conforto. Também é nesse festival que homenageamos as nossas Antepassadas Femininas, queimando papéis com seus nomes no Caldeirão e lhes dirigindo palavras de gratidão e bênçãos.
É um dia sagrado no paganismo, em especial na religião Wicca. Celebrado no dia do equinócio de outono, que corresponde a aproximadamente dia 20 de março no hemisfério Sul e no dia 22 de setembro no hemisfério Norte (as datas dos equinócios podem apresentar uma variação de até 3 dias de acordo com o ano).
É uma época de equilíbrio, onde o dia e a noite têm a mesma duração.

Este é o dia de ação de graças do paganismo. Data onde os pagãos honram o Deus em seu aspecto de semente e a Grande Mãe em seu aspecto de Provedora.

É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas.

Também é costume retirar um tempo para dar uma atenção à sua casa, como consertar objetos estragados, restabelecer os estoques ou simplesmente fazer uma faxina. É comum em algumas tradições realizar uma bênção na casa no dia de Mabon.

As noites já começaram a ficar mais longas, desde o Solstício de Verão. Aproxima-se a época da partida do Deus para a Terra do Verão, deixando a sua própria semente no ventre da Deusa, de onde renascerá (mantendo o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer).


O mistério da vida e da morte se fazem presentes.
O Deus agora é o ancião que caminha para o Outro Mundo e a Deusa alcança a maturidade e sabedoria.
Época do equilíbrio, da gratidão e do tempo de se fazer uma avaliação de tudo aquilo que foi plantado e colhido. As folhas começam a cair e o Sol a minguar rapidamente. A natureza declina e se prepara para a chegada do inverno.
Fase ideal para fazer banimentos, pedir harmonia no amor e proteção às pessoas que amamos. 

No Outono colhemos o que plantamos na Primavera

As folhas caem, nos ensinando o desapego, pois é chegada a hora de deixar ir o que se acabou, o que não nos serve mais. Não devemos tentar segurar o que já terminou, sejam valores, emoções, coisas ou pessoas. É preciso perceber quais ciclos chegaram ao fim.
As velhas folhas ajudarão como adubo para o nosso solo ficar mais fértil. Este momento nos solicita a introspecção, a análise, um mergulho mais profundo em nossas almas. É a hora de ir para a caverna do grande Urso, conhecer seus segredos, sua magia, sua cura e sua sabedoria. Ter um tempo para si mesmo, para compreender e manifestar o grande espírito que habita em você. Agradecer por tudo o que existe de bom e verdadeiro em nossas vidas. No Outono também celebramos a semente que fomos, a árvore que nos tornamos, as flores que demos, as frutas que geramos e também as novas sementes que surgirão a cada momento.

São as Sabedorias do povos antigos que estão ressurgindo. Estamos resgatando o que outrora nos foi usurpado, buscando na nossa memória ancestral toda a verdadeira religação, toda a verdadeira religião. Somos livres, Bem-Amados, e assim como o Deus e a Deusa, somos eternos.



Comidas, bebidas, entre outros do Outono.

Plantas e frutos: Flores de acácia, benjoim, madressilva, malmequer, mirra, folhas e cascas de carvalho.

Comidas típicas: Maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, milho, amoras pretas, jabuticabas, cravo, além de pães, tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.

Bebidas típicas: Vinhos, cervejas, sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação (em especial a maçã).

Incensos: cravo, patchouli, mirra,lavanda, maçã, benjoim e sálvia.

Cores: marrom, verde, laranja e amarela. (Cores outonais no geral).

Pedras: cornalina, lápis-lázuli, safira e ágata amarela.

Arquétipos: colheita do vinho e cornucópia da prosperidade.

Símbolos: velas laranja e marrom, grãos de milho e folhas secas.


Bom Mabom a vocês, que sejam belas as sementes que plantaram para colherem. E se não foram, aceitem o que plantaram, pois vocês sempre tiveram uma escolha.

Fonte: Peguei partes de vários sites. Qualquer coisa entre em contato.

By: Gothic Vampire
Que sejam eternos os 17.




11 comentários:

  1. ooi, eu sempre quis te perguntar uma coisa mas eh meio chato perguntar ao vivo sabe ai achei seu blog e queria perguntar, e viu nao eh uma ofença eh soh uma pergunta mesmo, se achar que te ofendi desculpa......eu so vi vc namorar meninos digamos não tao bonitos sabe?? eu sei que podem ser gente boa inteligentes te tratar bem e talz nao estou falando disso, mas fico pensando vc se importa se o cara é feio quando sai com ele??? se importa com essas coisas?? porque tem meninas que soh querem sair com homens lindos e soh se fodem, como eu.... me importo com beleza sabe e na maioria das vezes os caras bonitos são meio trouxa,qeria saber se vc nao se importa com isso, se nunca teve vergonha de namorar homens meio feios sabe, admiro gente assim acho legal, mas nao consigo ser assim... talvez o que eh beleza pra vc nao e pra mim mas.... o que vc acha bonito em um homem?? é isso, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabe realmente eu nao me importo se é feio ou nao (pelo que os outros aham) nao que eu namoraria alguem desdentado e que nem tomasse banho NAO, mais o que me atrai primeiramente em alguem (homem) é a forma como ele se porta, maneira de falar, andar, falar com as pessoas sabe. E que se interessem por cosas mais... "inteligentes" do que só os filhinhos de papai que ficam dando voltas com o carro deles. Ah maioria dos caras bonitos que conheci,bonitos digo descritos pela mídia e revistas, eram uns otários, de boa mais eu acho que eles se acham tao fodas por terem menininhas no encalço deles que isso sobe a cabeça deles e deixam eles feios, pelo menos pra mim. Entao sei la é muito dificil isso pq tem pessoas que sao MUITO bonitas e sao muito simpáticas e tudo, mas algumas nao, entao tem que conhecer a pessoa antes de falar que ele é babaca pq é bonito ou sem conteúdo pq é feio. Eu acho meu namorado LINDO *-* e nao trocaria ele por qualquer modelo loiro de olhos azuis (exemplo). Mas gosto de homem cheiroso u.u uahuahahuhu

      Excluir
    2. Ou seja tenho outras exigências alem da beleza em si de corpo e rosto.

      Excluir
  2. ah entendi... que bom, dificil as pessoas pensarem assim,tem qe ter opinião formada ja. vou fazer outra pergunta rsrsrs... aqui em lp tem outras meninas parecidas com vc, vou dizer as qe eu lembro, qeria saber oq acha delas ja que sao suas amigas... nao sei se todas sao mas enfim...
    tem a GABRIELE PAZETO (quieta demais, meio songa nao sei, mas é bonita) a GRAZIELE RAIZA (inteligente mas naum gosta de falar com ngm e é estranha) NICOLE HENDRICK (naum conheço KKKKK) DAIANE ALINE (louca qe naum da pra entender e agressiva) MAYARA LUSTOSA (inteligente escreve bem mas é um grossa mal educada) RIQUELME HELL (uma doida, criança e q adora chamar a atenção, mas é bonita) JENY LOPES (depressiva e burra KKK) AMANDA TAYLOR (uma morta qe nao fala nada) e o resto naum me lembro, errei alguma??? oq acha de cada uma, voce as conhece???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela pazeto, vixi por nome assim eu nao sei nao é a Ribeiro nao é ?
      A Graziele raiza foi... é nao sei uahuahua amiga minha agente nao se fala mais eu acho ela super gente boa, nao é o jeito dela mesmo nao tem que ficar dando explicação pros outros, se nao gostam dela ela não faz questão mesmo mais pode conversar ela é legal.
      A Nicole hendrick, minha nova amiga foda uahuahhau nao vou falar muito sobre as pessoas pq nao posso mostrar os pontos dela pra quem nem ao menos sei quem é, nao seria boa amiga se o fizece entao ela é legal pra carai xD
      A Daiane aline eu conheci faz tempo mas nunca fui "amiiga" dela fui colega de role as vezes, antes ela era muito calculista com as pessoas, agora parece que mudo ta mais suss, gostava de coisas bem pesada antigamente, mais nao sei dizer como ela é pois nao converso com ela, mais sempre me comprimenta de boa ^^
      A Mayara Lustosa tbm nunca converssei muito ela chego com mó pinta de trevosa na cidade que curtia gutural isso e aquilo até saia com a galera mais nunca conversamos depois do nada vi ela vestida "normalzinha" depois volto a usar preto e agora é evangélica sei la, pra mim se vc tem uma forma de pensamento vc nao se prende a algo assim mais enfim, nao sei sobre ela e pelo que ela passo pra ter mudanças,mas passa por mim como se nao me conhecesse e nem fala Oi.
      Riquelme hell por esse nome nao sei manda o perfil que por rosto eu lembro
      Jeny lopes eu acho ela legal apesar de nao sermos "amigonas" assim, sai de role e tals, vc nao pode falar que nao gosta de uma pessoa pq é depressiva ela tem os motivos dela, e chamar de burra alguem que nao conhece ? acho que vc devia saber mais sobre a pessoa, só acho que ela tem que se focar em coisas mais "importantes" mais cada um tem sua definição do que acha importante.
      A Amanda taylor sai tbm com a galera de role eu gosto dela mais parece que ela sempre me afastou um pouco nao deixando eu chegar muito perno sei la nao converso muito tbm pra saber do que gosta e coisas assim. mas ela é legal tbm.

      É o jeito de cada uma, ninguem nunca vai ser o que vc quer se for amiga é vc que tem que aceitar ela do jeito que é, e se nao for entao nao tem pq prestar atenção nela afinal o jeito delas a vida delas, se é educada ou nao, chata ou legal, se conversa com vc ou te ignora isso nao vai fazer um pingo de diferença na sua vida. Mas eu digo que vc pode estar MUITO enganada sobre elas conversa agente descobre muito mais das pessoas que julgamos insuportáveis quando as conhecemos melhor. Se nao tem interesse nisso entao pra que se preocupar?

      Excluir
  3. a graziele é gente boa, mas ela é muito timida naum sei, hoje ela ta mais legal, mas sociavel uahuahau e sempre foi muito inteligente mas acho ela estranha, naum sei, mas hoje ela ta mais bonita... a daiane era louca isso sim, principalmente por aquele menino que ela morava, muito chato isso quando vc gosta de alguem e briga com essa pessoa na rua, acho um exagero, e parecia qe gostava da mayara como mulher uahauah...a mayara é estranha ela é inteligente demais e ninguem gosta de conversar serio com ela kkk e vai na igreja mesmo mas depois disso, ate fechou a canela de tatuagem, soh que naum anda mais tao maquiada como antes, ela é bonita mas ela se ofusca um pouco por ser tao grossa e do contra a jeny eu naum sei naum... ela parece a daiane com aquele menino lah, todo dia a menina ta triste afe uahuahauhauh e engordou muito mas eh bonita de rosto...a amanda é meio estranha tbm sei la, tem muito ciumes dos amigos sei la gosta de isolar todo mundo naum sei, mas ela ta mais bonita que antes, antes ela era meio desleixada, sei la kkk....... mas é assim mesmo, nunca vou entender essas meninas, vai entender, só sei qe a maioria sao chatas, nao to julgando só dizendo o que acho... a riquelme é aquela que dizia que tinha o demonio no corpo KKKK sei la... mulecada nova é fogo.... obrg por responder.

    ResponderExcluir
  4. gostei de vc gothic!!!! naum eh nada do que pensei, serio uahuaha vou contar minhas experiencias com essas meninas por isso tinha um pouco de preconceito.......a graziele naum falava com ngm entaum nunca tinha conversado até ver ela com a mayara e tdo que ela falava a graziela dizia amem afeeee, se a mayara falava que algo era verde era e pronto cabo, só falava com ela e tirava o resto da galera, ai peguei raiva jah, fiquei meio puto pq ela me tirava as vezes e tal mas de boa... a daiane eu conhece de tempossss, ela era gente boa mas gostava de estragar o role brigando com os outros mas curtia um som massa e tal, conhecia todo mundo entaum ela sempre tava no role, era a mulher de um dos meninos la e tals......ai depois conheceu a mayara e pramim elas tinham um caso uahauhuhauhauhauhauhau puts cara ela nao deixava ngm chegar perto dela, tinha ciumes demais, uma vez ate briguei com a daiane por isso, ela nunca mais falou comigo e tals, falou um monte la na baliza fikei queto pq naum gosto de briga nem nada e gostava de sair com os caras, mas de boa nada contra ela, soh isso que me irritava....a gabriele foi coisa rapida tbm, ela mal falava nada e dava risada as vezes uahuhauha a aline eh gente boa mas éh meio criança sei la e soh fala mal de menina uahauahua mulher gosta de falar mal da outra ¬¬ a hiquelme era uma retardada, assim ela começou a chamar a atenção dizendo que tinha espiritos no corpo e tal mas o povo soh começou a falar com ela e querer conversar pq tipo ela é bem gata e tal, ai a mulecada pra fikar com ela dava moral uhauahuahuahuahuahu, mas beleza jah conversei com ela algumas vezes tem umas ideias bem infantil, mas pela beleza a gente acaba conversando.... a jeny eh gente boa cara, soh que ela soh sabe fikar triste e ta sempre reclamando de algo, naum larga do menino que ela ta, tem ciumes de tdo, naum entendo pq os outros saum assim, e eé outra que soh sabe falar da mayara, tbm acho que elas tiveram algo so pode uahauhauahuahuah tenho minhas duvidas e a mayara acho qe ela conquista essas meninas fikando com elas uahauhauhuahuhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha, beleza ela eh gente boa e tals mas ela é tirona demais, ate gostava de conversar com ela no role e tals mas ela questiona tdo e se acha pq todo mundo elogia ela dizendo que é inteligente e tals, ai ela fica arrogante naum sei... mas qq um dia eu descubro se ela sai com mulher eu descubro hauahuhauhauhauhauhauhau........ eh isso.... foi o qe consegui lembrar...... legal flar com vc... boa noite gothi hauah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, é foda auHAUHAHUHAhaUh ataa a aline é ela é criança mesmo,gosta de chamar atençao eu até tentei uma vez converssa e tals virar colega amiga se pa, mais nao rolo. aé? eu nem conversso nem sei como sao. Vlw ^^ Boa noite.

      Excluir
    2. nuuussa menina como vc fala mal dos outros...!!
      a grazi é a menina mais gente boa que tem, e ela nao ta nem ai pra o que vcs pensam, é inteligente bonita, personalidade forte, nem deve ler essas merdas que voces escrevem...a gabriele tbm, estuda nao ta nem ai pra voces outro patamar, e linda demais da um banho em voces duas suas fofoqueira do inferno... a daiane é gente boa demais tbm, fodaaaa, estilosa, curte um som de vddd e é linda demais, outra que nem deve ler essas merdas aqui de voces... e a mayara é foda demaaaaaaaaaaaais, outra que nunca deve ter visto essas merdas suas da um banho em voces qq acham que sabem de alguma coisa, que conhecem algo....... a pessoa nao precisa se vestir de preto o dia todo pra curtir o som nao, sua poooooooooooser!!! vc éh muito futil cara..... eu duvido que tenha conversado com a Mah um dia só, o jeito dela e foda deeeeemais, deve ser por isso qq ta ai faalando mal de todas elas.... afffez.... que pior vcs!! e ainda apagou o post, vc tem cara daquelas minas que se junta com as amigas pra falar mal das outras meninas uahuahauhauhauhauhau.... para de se preocupar com os outros, se se vestem de preto ate dentro de casa, se sao quietas demais, se acham que tem o demonio no corpo uahuahuahuahuahuahua seja la o que for, cuida da sua vida, poser retardada.... afeeez.....nem falo nada!!!
      achuque cada um vive sua vida... vamo parar de falar mal dos outros que eh feeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeio.... fikdik ;)

      Excluir
    3. O ignorante, se vc lesse direito entenderia que nao falei mal de nenhuma delas e sim pelo contrario, quem ta querendo criar intriga aqui é vc, vai trabalha e arruma o que fazer vai. Se ama tanto elas vai la paga mais um pau e esquece de mim :) sua opinião pra mim é como pessoas que passam na rua, uma diferente uma igual, pra mim tanto faz você não é importante. PS: comentário tipico de garota de 13, 14 anos. Não me confunda com você eu sou mulher e do minha opinião sobra pessoas ou coisas, vc apenas uma criança que quer chamar atençao, se vc gosta ou não, problema é seu, sai das fraldas e vai ler um livro.

      Excluir
  5. Sabe, existe um limiar entre a opinião e a critica. De fato as duas são muito parecidas, mas para cada caso é necessária uma virtude, uma experiência diferente de vida. Então, senhorita quem quer que seja, o que você acha que está expressando neste seu comentário? Uma opinião ou uma critica? Que tipo de experiências já passou na vida a ponto de afirmar tantas coisas de alguém que não conhece? E se acha que conhece, o que a faz pensar isso?
    Falar de cara coberta é muito fácil, isso é uma verdade. Quero ver ter a coragem de expressar sua opinião (baseada em algo mais concreto), fazer uma critica (com argumentos realmente relevantes) e expor um sentimento (que é tão pessoal e único como nossa própria alma), fazendo isso cara limpa!
    Esse comentário, aparentemente sem propósito algum, só mostrou a quem lhe conhece e a você mesma o quão extinto é o conhecimento em você, o quão falha é sua atenção e o quão covarde você pode ser. Usando a mascara do anonimato você se mostrou capaz de julgar (usando de argumentos fraquíssimos e pobres de linguagem pra variar), condenando a autora de falar mal de alguém (sem você nem mesmo ter lido os comentários com atenção), mas ao final das contas, quem se mostrou mais fofoqueira, pré-conceituosa e imatura foi você.
    Um dia você se lembrará de cada experiência que teve na vida, e aprenderá a apreciar mais a si mesma também, pegando como espelho e defendo o que há de melhor em você, ao invés de perder o seu e o nosso tempo com esse tipo de comentários, sem conteúdo e sem um mínimo de proposito que seja benéfico para uma única pessoa. Por hora, é isso.
    Parabéns Kami pelo blog, pelos textos, pelas informações bem passadas e pela coragem!

    ResponderExcluir