segunda-feira, 25 de junho de 2012



Triquetra

Triquetra é uma palavra derivada do Latim (triquaetra) cujo significado original era triângulo.
É um símbolo tripartido composto por três vértices entrelaçadas, marcando a intersecção de três círculos, formando um triângulo.Similar a um tríscele (triskle) e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.
O símbolo antecede cristianismo e foi provavelmente um símbolo Celta antigo.A Triquetra era um símbolo muito comum na civilização Celta, devido o seu enorme poder de proteção. Encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerra, era interpretado como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual.
O círculo frequentemente visto ao redor da triquetra, assim como no pentagrama, representa a perfeição e a precisão. Círculos são muitas vezes elaborados em torno de nós celtas para representar a unidade espiritual com o Divino,uma conexão que não pode ser quebrada.
O próprio fato do significado do nó celta ser tão difícil traz mais espaço para a magia e permite a expansão pessoal.


No passado Triquetra ou triquætra era o nome usado para nomear qualquer forma com 3 pontas, mas atualmente se refere apenas à 3 vesica piscis fundidas que é uma forma da intersecção de dois círculos.


OBS: A vesica piscis é o nome de uma bolsa de ar que os peixes têm internamente e que auxilia na flutuação. As catedrais góticas utilizavam esse desenho geométrico em abundância na sua arquitetura. O símbolo é muito antigo, representando em muitos casos uma genitália ou um ventre, vindo por isso a ser associado à fertilidade. É também um símbolo representativo da manifestação do universo.


                                                                       Vesica piscis


A triqueta tornou-se um símbolo cristão, já que incorpora um outro popular símbolo cristão, o peixe, tornando-se uma perfeita representação do conceito da trindade cristã. Era um símbolo secreto dos cristãos na época que eles eram perseguidos.






Em termos de uso antigo, o triquetra apareceu em uma variedade de moedas germânicas. Ela apareceu muitas vezes pelo norte da Europa e foi um símbolo associado a Odin, devido à sua semelhança com o Valknut.
Historicamente, o símbolo triquetra tem sido utilizado nos últimos dois séculos como um sinal de coisas especiais e pessoas que são três. (Assim como o triskle representa a trindade)
como Mãe, filha e avó
Passado, Presente e Futuro
Pai, Filho, Espírito Santo
Espírito, mente, corpo
Mãe, Pai, Criança
Poder, Intelecto, Amor
Mãe, donzela, anciã
Material, Astral, Mental
etc.
O símbolo Celta também pode pertencer as três Bridgits:
Bridgit é uma deusa poderosa, que incorpora três aspectos que são:
Brighid a poetisa, a medica e a ferreira.Sendo conhecida com a deusa da Tríplice Chama, pois fogo alimenta as forjas, esquenta os experimentos dos alquimistas e incendeia a mente dos poetas.


O círculo enfatiza a unidade de toda a combinação dos três elementos. Triquetras aparecem em muitos amuletos diferentes, joias e outros artefatos. Eles foram incorporados extensivamente em pedras rúnicas, usado nos tempos antigos, como lápides ou placas vangloriando-se de realizações particulares.
Na simbologia celta, ele representa o infinito, o eterno.
Os celtas, aliás, eram fascinados pelo infinito. Eles possuem diversos símbolos representando-o.
Não se sabe qual a  cultura que originou o símbolo e qual aderiu à simbologia posteriormente. Mas acredita-se que realmente seja um símbolo originariamente celta. Apesar dele também aparecer na cultura grega representando o passado, o presente e o futuro.
Símbolo também das Moiras ou as mulheres do Destino.


Hoje em dia muitos cristãos apedrejam o símbolo associando o mesmo ao satanismo alegando ser uma forma estilizada do número 666, uma alusão ao número da besta no livro do Apocalipse. No entanto, um equivoco, já que a triquetra de peixes entrelaçados é um símbolo cristão que remonta aos primeiros séculos.
Bom o que a igreja gosta de fazer, é cristianizar os símbolos pagões, para depois cuspir neles.






Para a simbologia Wicca (pagã) a triquetra representa a Deusa e sua natureza tríplice, a mãe, a virgem e a anciã, que respectivamente representam a vida (mãe), a morte (anciã) e o renascimento (a virgem) e as três forças da natureza terra, ar e água. Os círculos interiores entrelaçados significam ainda o elemento feminino e a fertilidade.De qualquer modo, o número três parece estar ligado ao santificado em diversas culturas.Ele representa os Deuses em ligação com o homem através da alma humana, unindo o espiritual imortal ao humano mortal. Talvez seja por isso que este símbolo viaja tão facilmente entre culturas e povos sendo assimilado sem quase nenhuma rejeição.




A Triquetra apareceu várias vezes na televisão, por exemplo, em filmes como Thor em Asgard, há bastante emblemas celtas,mas se não me engano no tapa olho do Pai de Thor ha uma referencia a Triquetra com o simbolo valknut.
Constantine como amuleto que Ângela usava e ficava "a prova de demônios". 
No seriado norte-americano Charmed para representar o poder triplo das três irmãs que lutam contra o mal, com poderes sobrenaturais. O símbolo aparece inscrito no "Book Of Shadows" (Livro das Sombras), na coleira da gata Kitty e em vários episódios da série.
                                                                       Constantine


                                                               Seriado Charmed






                                                                     Filme Thor


Aparições que aumentaram a popularidade do símbolo.Mas como todo simbolo desconhecido, e a ignorância de seu conhecimento, é tido como ruim, ou "esquisito". 


Leiam, pesquisem sobre as coisas, não digam simplesmente amem a tudo que te dizem ou contam, saiba a verdade,procurem a verdade.
O conhecimento é o maior poder,e a sabedoria pra usa-la, uma dadiva.
As vezes o resultado é totalmente oposto do que você pensava. 


Fonte: Vários lugares da internet, resumidos.


Que sejam eternos os 17.


By: Gothic Vampire.

Um comentário: