terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Simboloes - Espirais Celtas

Espirais Celtas



As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções e 
o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior.

Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Esses movimentos podem ser observados no sentido horário ou anti-horário.

As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e a atração.

Enquanto que as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e a transmutação de energias, assim como a proteção.

Os antigos montes de Newgrange, Knowth, Dowth, Fourknocks, Loughcrew e Tara, na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida", que representam de um modo geral o ciclo da vida, da morte e do renascimento... A eternidade da alma!

"Para os celtas, o número três era o número mágico por excelência, o que expressava sua visão do mundo. Podemos encontrá-lo repetido à exaustão, em seus mitos. Era representado graficamente como um triskele, símbolo solar de três braços derivado da roda." Os Mitos Celtas - Pedro Pablo G. May.

Desde as formas mais simples às mais compostas, podemos encontrar um padrão exato de movimentos centrífugos e centrípetos, representando movimentos internos e externos ligados aos ciclos do homem e aos fenômenos da natureza.

As espirais celtas encontradas em antigos sítios arqueológicos, conforme estudos e pesquisas, poderiam ser interpretações e representações exatas de configurações planetárias visíveis de estrelas brilhantes, de eclipses solares e lunares. 

Os povos antigos viam o tempo como uma roda, um círculo, sem começo e nem fim. 

A roda é um símbolo solar, que representava o dia e a noite, a união de duas grandes forças naturais, que dividem o ano em uma parte clara e a outra escura. 

Em Beltane, a roda entrava na época clara do ano, marcando um período de ação exterior. Já em Samhain a roda cruzava a metade escura, marcando um período de busca interior e a união entre os dois mundos, o material e o espiritual.

Podemos dividir a roda do ano em quatro partes centrais, representando os solstícios e os equinócios que, numa visão moderna, são divididos em: Solstício de Inverno, Equinócio de Primavera, Solstício de Verão e Equinócio de Outono, além de quatro partes transversais que representam os quatros grandes festivais celtas, que são: Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasadh.

"Os celtas usaram a roda com um símbolo, um amuleto, enquanto que nos festivais, em pleno verão ardente, a roda, rolando em um declive, simbolizava o sol." - A Religião dos Antigos Celtas - J.A. Macculloch. 

Os símbolos celtas, geralmente, são formados de espirais simples, duplas e triplas.

Espirais Simples: As espirais em sentido horário representam o sol de verão (a expansão) e no sentido anti-horário o sol de inverno (a proteção).



Espirais Duplas: As espirais duplas representam os equinócios da primavera e do outono.



Espirais Triplas: As espirais triplas representam a união dos três reinos celtas.(Céu, terra e mar) 



"Para os celtas, a vida significava movimento e dinamismo e por isso não havia alternativa possível: descartada a opção de ficar quieto, sob pena de ser destruído pela incessante ondulação da existência, a única coisa que restava a fazer, era seguir andando com ela." Os Mitos Celtas - Pedro Pablo G. May.

Os símbolos, no geral, são inspirações sagradas que oferecem uma introspecção à antiga cultura celta e nos possibilita acessar um mundo inteiro de novas experiências. 

Seguindo essa antiga energia, entraremos em contato com a unicidade que habita dentro de nós, um espaço sagrado repleto de mistérios e autoconhecimento. 

É a ação em eterno movimento!

Fonte: http://casadabruxajadefenix.blogspot.com.br/2012/01/simbolos-celtas.html

By: Kami GV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário