sábado, 21 de setembro de 2013

Primavera

Deusa Eostre




É a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Ostara associada à fertilidade e aos grãos equivale, na mitologia grega, a Perséfone.

Na mitologia romana, é Ceres. Surge o delicado amarelo do Sol e o encantador verde das matas.
A lenda do coelho da Páscoa tem uma estreita relação com Eostre, pois um gentil coelhinho pedia favores a Deusa e em troca botava ovos, decorava-os e presenteava a Deusa com eles.

Segundo a lenda, Eostre ficou maravilhada com a beleza dos ovos e ficou tão contente que desejou que toda a humanidade pudesse partilhar de tamanha beleza e alegria.
Assim, o coelho começou a viajar por todo o mundo na época do Equinócio da Primavera, presenteando a todos com seus ovos decorados.

Por isso, os símbolos desse Sabbat são as flores e os ovos coloridos.
Esses ovos enfeitam o Altar e depois são colocados aos pés das árvores ou em vasos com plantas.

Fonte:https://www.facebook.com/Rosea.Bellator

Outra lenda diz que a Deusa estava na mata e sempre rodiada por crianças. Um belo dia um pássaro pousou em seu braço e ela o transformou no animal que mais gostava, a lebre.
Com o passar dos dias as crianças notaram que a lebre não era feliz, pois não podia mais voar como um pássaro pelos céus. Então pediram a Deusa que a transformasse de novo em pássaro, mas com a chegada do inverno a Deusa estava fraca e prometera que assim que a primavera chegasse e seu poder estivesse no auge ela transformaria a lebre de novo em pássaro.
Passou o tempo e chegou a primavera, e a lebre voltou a ser pássaro  Em agradecimento as crianças ela voltou a ser lebre e prometeu distribuir ovos para as crianças todo ano na primavera. E para lembrar o mundo sobre o livre arbítrio dos seres, a Deusa cravou uma lebre na Lua. 
Se não me engano essa lenda li em um dos livros de Claudiney Prieto.


Que sejam eternos os 17
By: Gothic Vampire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário