quinta-feira, 12 de julho de 2012


Cruz Celta, Cruz Solar.


A cruz solar  é um dos símbolos espirituais mais antigo no mundo, aparecendo na arte religiosa asiática, americana, européia, e indiana.
Representa o calendário solar e seus movimentos, marcados pelos solstícios.
Este símbolo aparece por toda a Europa desde o terceiro milénio a.C. (Idade do Bronze), tendo sido utilizado sobretudo pelos povos Celtas (Celtiberos, Gauleses e Gaélicos) mas também pelos povos nórdicos.
Apesar de muitas vezes ser confundido com um símbolo da Cristandade, a Cruz Celta é muito anterior, com algumas representações datadas de 5000 a.C. As suas origens são desconhecidas mas é de consenso geral que se trata de um símbolo solar, cujas semelhanças com a Suástica e com o Ankh egípcio não podem deixar de ser notadas. Tal como estes, apresenta o eixo horizontal, Feminino, receptivo, Yin e o eixo vertical, Masculino, criativo, Yang, representando tanto o Eixo do Mundo, como os Quatro Elementos e a Chave da Vida.


Simbolizando o deus sol gaulês Taranis, comparado ao Júpiter dos romanos. Segundo Thomas Rausch (Professor de estudos teológicos) , foi originalmente um símbolo indo-europeu de fertilidade.
Associada à coragem e ao heroísmo, a cruz celta ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços.
Atrai reconhecimento, fama e riqueza, mas essas bênçãos só são garantidas para quem trabalha com afinco e dedicação. Por isso, a cruz celta também concede força de vontade e disposição.


A Divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta.
Uma Cruz Celta é um símbolo que combina a Cruz Cristã com um anel envolvente. A Cruzes deste tipo são comuns na arte Celta. Em algumas ocasiões a Cruz Celta é também referida como Cruz Irlandesa ou Cruz de Iona. Nas regiões celtas da Irlanda e da Grã-Bretanha, é comum a existência de cruzes celtas construídas em pedra. A maioria dessas cruzes foram construídas antes do século VII, tendo algumas delas inscrições em runas.
Cruzes assim, feitas de pedra, são achadas ao sul da Escócia e na Cumbria, mas estas foram feitas já sob influência anglo-saxã. As cruzes célticas mais famosas são a Cruz de Kells, em Meath County e as cruzes no Monasterboice, em County Louth.


                                              Cruzes no Monasterboice, em County Louth.


Existem numerosas representações de cruzes combinadas com círculos, ainda antes do período Cristão.


Graças à sua antiguidade e origem europeia, a Cruz Celta, a suástica, símbolos solares. Foram adotada como símbolo por grupos nacionalistas desde 1960, devido à sua relação com a cultura Ocidental e as antigas tradições europeias. O símbolo pode ser também identificado com nacionalistas radicais da third position ( terceira posição) ou nacionalistas Católicos.E o seu significado antigo foi deturpado, tendo sido substituído pelo do fascismo e  intolerância, tendo-se perdido assim toda a sua riqueza e significado originais.Tudo isso por  uma suposta e absurda "supremacia branca" em ralação a negros e pessoas estrangeiras em países como irlanda e França.


Os nacionalistas usam normalmente um desenho básico, feito a partir de linhas simples, sem os complexos ornamentos tradicionais celtas. 




Esta nova conotação política eclipsou bastante o significado tradicional do símbolo na França, Itália e outros países europeus.
O símbolo também foi adotado pelo movimento White Nationalist, como um símbolo para a representação de todas as pessoas caucasianas europeias
Na França, o símbolo foi adotado pelo grupo Occidente Groupe Union Défense, enquanto em Portugal foi usado pela primeira vez pelo grupo Jovem Portugal e posteriormente pelo Movimento de Acção Nacional.
Na Itália o símbolo foi proibido por ser considerado um sinal de Fascismo e racismo.


As Cruzes Celtas são também associadas a movimentos políticos que defendem o respeito pela Cultura Celta e pelas minorias de ascendência celta, como os nacionalistas Bretões.


Após a conversão dos celtas ao Cristianismo, a cruz celta tornou-se um emblema da Igreja Cristã Celta. Uma lenda irlandesa diz que a cruz foi introduzida na Irlanda por São Columbano (ou São Columba), um monge missionário do século VI, conhecido como “o apóstolo da Escócia”. A cruz celta também é conhecida como transversal de Columbano ou roda de Taranis. Após o estabelecimento de um mosteiro na ilha de Iona (Escócia), também passou a ser chamada de cruz Iônica, como já dito acima.


A Cruz solar representa vários ideais: os quatro elementos, as quatro estações do ano, as quatro direções cardeais,Norte,Sul, Leste e Oeste(que são os 4 ventos),a continuidade e renovação dos ciclos da natureza.
O círculo que conecta os quatro braços da cruz simboliza a unidade e o ciclo eterno da vida e do renascimento.
É desnecessario dizer mais o simbolo foi adotado pelo cristianismo,tendo seu significado distorcido, como ja era de se esperar.
Com a conversão da Europa ao Cristianismo, o símbolo foi rapidamente absorvido pela nova ordem social e transformado numa cruz cristã.


Apesar disto, o significado tradicional está a ser, lentamente, recuperado pelas comunidades neo-pagãs, bem como por seguidores e estudiosos das antigas tradições europeias.


A Cruz Celta continua a ser usada como amuleto de proteção.


Como símbolo solar também é usado para prosperidade e fertilidade.


A Cruz Celta é frequentemente gravada ou esculpida em pedra, para benção das terras envolventes. O símbolo evoca o equilíbrio e a harmonia, bem como a proteção dos Ancestrais.


Na Wicca este símbolo representa de união dos Deuses, já que o Deus é representado pelas quatro (4) estações da roda do ano e a Deusa pelo círculo lunar (lua Cheia).É um símbolo de equilíbrio, força e ancestralidade.


A palavra "cruz" em Inglês tem origem indireta do Latim crux, crucis, passando para kross através do Nórdico primitivo. Linguisticamente é surpreendente a forma como os pagãos nórdicos/escandinavos ("Vikings") devem ter adotado a palavra deles para "cruz" nos anglo-saxónicos que se tornaram Cristãos.


No budismo ela é conhecida como a roda da Vida, a roda de Samsara, que determina o fluxo incessante de renascimentos através dos mundos.


                                                             (Roda da vida (Budista))


Nos Arcanos Maiores do Tarot, a carta número 10 também encontra analogias neste símbolo.




                                                                    "Roda"


Espero que um pouco da historia e significado deste maravilhoso simbolo, tenha matado pelo menos uma parte da curiosidade de vocês. Pois foi a pedidos que pesquisei sobre a cruz celta (já estava na minha lista para símbolos, mais pelo incentivo fiz mais rápido xD) 


Fonte: Vários lugares da internet resumidos, qualquer coisa entrar em contato ^^.


Que sejam eternos os 17.


By: Gothic Vampire





Nenhum comentário:

Postar um comentário