quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BELTANE



Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno é oficialmente e, finalmente, deixado para trás.

O Sabbat Beltane marca a união do Deus com a Deusa, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É o simbolismo da união do princípio feminino com o masculino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e o retorno do sol com toda a sua intensidade.

A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico “Bel”, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. “Tinne”é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer “Fogo de Bel”.




O Grande Rito é realizado e possui um significado muito mais especial nesse Sabbat, pois representa o Casamento Sagrado, a União Sexual da Deusa e do Deus que sustentará a Terra, dando uma colheita farta e abundante para todos. O Grande Rito é realizado simbolicamente, quando o athame (símbolo fálico) é mergulhado no cálice (símbolo do útero da Deusa).

Beltane é um Grande Sabbat e, por isso, uma fogueira é acesa. O Deus Bel é invocado e então todos pulam a fogueira pra se livrar da má sorte, doenças, negatividade e para atrair a fertilidade para sua vida. Nesse dia celebramos a vida dançando em volta do Mastro de Beltane (Maypole), dando as boas vindas ao Verão que se aproxima, pulando o caldeirão para atrair fertilidade. Muitos casais pulam juntos o caldeirão para conceber uma criança. A fertilidade sexual é invocada e celebrada como o meio pelo qual todos vêem para a terra. Beltane é o dia da alegria, da felicidade e do riso. É a festa mais alegre dentre todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações


                                                Maypole

Uniões em Beltane


Na Europa Antiga, as pessoas celebravam Beltane unindo-se sexualmente em meio aos bosques.
Todas as crianças concebidas por meio dessas uniões eram criadas por toda a comunidade e consideradas “bem-aventuradas” por serem filhos da Deusa e do Deus e seguiam a religião como "futuros sacerdotes", visto que eles eram gerados do encontro dos Deuses.
Essas uniões em meio às árvores era um ato de Magia simpática e todos acreditavam que tinha um efeito positivo nos reinos animal, vegetal e humano.




Correspondências de Beltane

Cor – verde, rosa e vermelho;
Deuses – Deuses das florestas, fertilidade, sexualidade. A Deusa no seu aspecto de fertilizadora, e o deus, como fecundador;
Ervas – sangue-de-dragão, samambaia, cogumelos;
Pedras – malaquita, quartzo rosa, turmalina, quartzo verde, amazonita e aventurina.

Atividades


Pular fogueira de Beltane;
Guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, abençoar pessoas e objetos;
Dançar em volta do Mastro de Beltane;
Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas;
Fazer uma oferenda ao Povo das Fadas;
Fazer guirlandas para serem colocadas nas cabeças durante o rito;
Fazer um pacote de Beltane para ser queimado.

Comidas

Bolo de cereais;
Saladas;
Tortas;
Bolos;
Vinho;
Sucos.

Fonte:https://www.facebook.com/cavernadabruxa
https://www.facebook.com/Rosea.Bellator?ref=stream&hc_location=stream

Que sejam eternos os 17.
By: Gothic Vampire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário