sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Celebração do Dia 23 de Agosto

Celebração do Dia 23 de Agosto



Nemésia, celebração grega de Nêmesis, a deusa defensora das relíquias e das memórias dos mortos, guardiã da vingança justa.

Na mitologia mais recente, Nêmesis aparece como uma figura monstruosa, furiosa e sedenta por vingança. Nos tempos mais antigos, porém, ela era representada como uma mulher alva e alada que punia todos aqueles que transgrediam as regras morais e sociais impostas por Themis, a deusa da justiça. Ao contrário das Erínias, o poder de Nêmesis não era de retaliação, mas sim de restabelecimento da ordem justa, tirando a felicidade ou a riqueza excessiva dadas por sua irmã Tyche.
Em seu aspecto de Andrastéia, a inevitável, Nêmesis era representada com uma guirlanda na cabeça, uma maçã na mão esquerda e um jarro na mão direita. Era a deusa da fúria divina, que castigava os mortais transgressores das leis divinas, humanas e dos tabus.
Como uma força rápida e implacável, ela simbolizava a aceitação daquilo que deve ser.
Vertumnália, celebração do deus romano Vertumnus, regente da transformação das flores em frutos e da mudança das estações.
Volcanália, festival romano celebrando o deus do fogo Vulcano e a deusa Juturna, a senhora das fontes e Stata Mater, a guardiã que controlava os fogos. As deusas eram invocadas para evitar os incêndios e a exacerbação dos ânimos provocada pela energia ígnea de Vulcano.

Fonte: https://www.facebook.com/recantodasbruxas?ref=stream&hc_location=stream
Fonte da fonte: "*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur."

Que sejam eternos os 17.
By: Gothic Vampire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário