quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



Tetragrama / Tetragrammaton 



Saudações!, não sabia nada sobre o tetragrama então fui procurar.Vo deixar aqui o que achei e depois a fonte embaixo.O mais interessante é que quiseram juntar VÁRIOS símbolos em um único simbolo de poder. Talvez no pensamento de deixar ele mais poderoso quem sabe.Os olhos que lembra o olho de Horus,os olhos sob a piramide, o hexagrama, o pentagrama, o sol e lua, masculino e feminino, entre outros. Ah, e ele pode ter diferentes significados dependendo do grupo que o utiliza, e dizem que traz inúmeras vibrações mágicas,conferindo "a quem decifrá-las" o poder de utilizar e desfrutar de sua força benéfica, construtiva e protetora.


Para que compreendamos o que significa o Tetragrammaton é necessário, antes de tudo, definir acrônimo. A palavra acrônimo tem origem no grego (akron = extremidade + onymo =nome) e significa o conjunto de letras, pronunciado como uma palavra, formado a partir das letras iniciais (ou de sílabas) de palavras sucessivas que constituem uma denominação. Por exemplo, a sigla NASA (National Aeronautics and Space Administration) é um acrônimo.
Dessa forma, a palavra Tetragrama tem origem no grego (tetra = quatro +gramma = letra) e significa a expressão escrita, constituída de quatro letras ou sinais gráficos, destinada a representar uma palavra, acrônimo, abreviatura, sigla ou a pauta musical de quatro linhas do canto-chão.
Acredita-se que o Tetragrama hebraico designa o nome pessoal do "Deus de Israel", como foi originalmente escrito e encontrado na Torah, o primeiro livro do Pentateuco. Este tetragrama varia como YHWH, JHVH, JHWH e YHVH. Em algumas obras, especialmente no Antigo Testamento escrito em sua maioria em hebraico com partes em aramaico, o Tetragrama surge mais de 6 mil vezes (de forma isolada ou em conjunção com outro nome divino).


4 letras sagradas do alfabeto hebraico


Tambem devemos saber que o Pentagrama utiliza a palavra Tetragrammaton pelo fato de estar associado as quatro letras sagradas do alfabeto hebraico 
- o Yod, o He, o Vau e o He (deve ser a forma de se falar ou escrever porque aparecem iguais no começo e diferentes no final)
Estas letras quando associadas aos seus valores numéricos formam os 72 nomes de Deus ( Anjos ) da Cabala.
O Yod valor 10
o He valor 5
o Vau valor 6
então temos a soma desdobrando a palavra ou pronúncia sagrada magicamente,Yod=10.......Yod + He = 10 + 5......Yod + He + Vau = 10 + 5 + 6 e por fim Yod + He + Vau + He = 10 + 5 + 6 + 5 somando 10 + 15 + 21 + 26 = 72, os Anjos da Cabala representando os nomes de Deus.
Como ja exlicado ha tambem outro significado para as 4 silabas. Tetra = quatro + grama = Palavra Tom= Som ( Mantra ) possuindo o aproximado significado da pronúncia divina do Nome de Deus através das 4 palavras hebraicas sagradas.




Transcrição de alguns dos 72 nomes de Deus da Arvore da Vida - Cabala  Mística que apresenta o TETRAGRAMA do misterioso nome de Deus em diversas línguas diferentes.

OBS: Como a cabala é um manuscrito antigo e sua copia não está totalmente nítida, alguns dos idiomas do nome de Deus, foram aqui omitidos para que não fosse cometido nenhum erro.


72 Nomes escritos na Cabala
BOOGpolonês
BOGIhúngaro
TIOS**
BVEGbohemi
GOODangli
DIEHhybemi
ESAR**
ORSYmagi
AGDI**
qeocem caracteres grego
qeosem caracteres especiais
ADADassírio, outra variante é ADAT, como mostrado anteriormente acima
ZIMIpersa antigo
TVRAindia - outra variante TARA
TELI**
ANOT**
AGAD**
ANEB**
ANVP**
ALLA**
ABDA**
AGLA**
GOOTescocês
GOEDbelga
GVDIirlandês
BIVB**
SOLY**
BOSA**
HOBA**
PIVR**
HANA**
ZACA**
MORA**
POLA**
BILA**
ABAG**
OBRA**
ALAI**
ILLI**
POPA**
PARA**
ELLA**
GENA**
SILA**
SVNA**
MIRI**
ALLI**
TARA**
PORA**
BOGO**
KALO**


Nome de Deus em caracteres especiais
Deus em hebraicohebraico
Deus em árabeárabe
armemi
Deus em gregogrego
**
**



O impronunciável nome de Deus
A tradição esotérica dos judeus, a cabala, considera o nome de Deus sagrado e impronunciável. Possivelmente, a origem deste conceito está no terceiro Mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". (Êxodo - Capítulo XX - Versículo VII). Assim, um grupo de sábios judeus, conhecidos como Massoretas, incorporou "acentos" que funcionavam como vogais e viabilizavam a pronúncia do tetragrama, resultando na palavra Adonai (Senhor), que passou a ser utilizada para pronunciá-lo. Os nomes Jeová, Iehovah, Javé, Iavé, ou ainda Yahweh, são adaptações para a língua portuguesa da palavra Adonai, e não do tetragrama original.
Porém, há ainda uma crença entre os judeus do início do período cristão, que a própria palavra Torah seria parte do nome divino. Há outra relação interessante encontrada nos nomes originais de Adão e Eva, Yod e Chawah, respectivamente. Uma combinação entre estes dois nomes resulta numa das variações do tetragrama, YHWH, fato que sugere uma relação entre Criador e criatura. Com o decorrer do tempo, foram adotados outros termos para se referir ao Tetragrama: "O Nome", "O Bendito" ou "O Céu".
O místico cristão, Jacob Boehme, utilizando-se de uma cabala gráfica (conhecida como Árvore da Vida), encontrou os 72 Nomes de Deus (publicado em 1652, no livro Oedipus Aegypticus).
Sendo que todos são formados por apenas quatro letras, o que caracteriza mais uma vez o tetragrama. Seguindo este raciocínio, encontramos também Tupã (divindade dos índios brasileiros), Yang (em chinês, possui vários significados, entre eles, Deus do bem), Bara (o equivalente à Deus na seita islâmica Beahismo) e Xiva (divindade Hindu).


Tetragrammaton: Símbolo e Amuleto
Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.
No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.
Acompanhe a descrição de alguns elementos do Tetragrammaton:





Pentagrama
O pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.



Os olhos do Pai - Júpiter
No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.




Marte
Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.





Saturno
Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.



Sol e Lua
Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.



Mercúrio e Vênus
Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.




Caduceu de Mercúrio
O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou,Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.

Jehova
Esta inscrição hebraica é um tetragrama pronunciado Jehova (lê-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das várias alusões ao "Nome de Deus".



Alfa e Omega
Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Esta é uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. Alfa está abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na base do Caduceu de Mercúrio. Isto pode significar o caldeirão utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeirão (útero) da Deusa, para alguns ocultistas.

Binário
Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos também compreendê-los como outra manifestação dos pólos masculino e feminino, início e fim, bem e mal, entre outros.

Logos
Logos é uma palavra grega que significa razão, mas também é interpretada como "fonte de idéias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os números 1, 2 e 3 representam respectivamente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.


Cálice
O cálice significa o pólo feminino da criação. Na alquimia é utilizado para representar o elemento Água.




Espada Flamejante
A "espada de fogo", dentro do contexto alquímico, representa o próprio elemento fogo. Porém, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino e do pênis, símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.




Báculo
Báculo é o bastão comumente usado por Magos. Está dividido em sete escalas representando os estágios de evolução. Na alquimia está relacionado ao elemento Terra.





Hexágono do Mago
O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.




Mas o verdadeiro sentido oculto está no Pentagrama simbolizando a força na matéria do universo manifestado nos 4 elementos: ar, fogo, água e terra representando os 4 reinos: mineral, vegetal, animal e humano,ou mesmo os 4 reinos elementais como forças da natureza: gnomos, ondinas, salamandras e silfos. Todos comandados pela vontade maior expressa pelo "cinco".

OUTRAS referencias e significados que achei sobre o tetragrama foram estas 





O setenário evolutivo se encontra presente
os 7 planetas sagrados representando as 7 cores
as 7 notas
nas duas pernas ou pés a presença dupla de saturno oferecendo estrutura
Nos dois braços a dupla presença de marte,a ação e a atitude
Na parte central temos a alma com os símbolos do sol e da lua -sol a direita a razão,e lua a esquerda,emoção
No centro temos o caduceu de mercúrio símbolo de cura e iluminação
Entrelaçados estão vênus e mercúrio simbolizando estas vibrações e a espiritualidade que deve ter estas égides juntas para que o equilíbrio cósmico se manifeste.
E por fim o grande júpiter como sétimo princípio na fronte do tetragrammaton

Quatro dizeres hebraicos estão em seu interior abaixo da sílaba TE está escrito Chavá,com o tradução de "Eva" abaixo da sílaba TRA está escrito Adam com a tradução de "Adão" abaixo da palavra Chavá próximo ao símbolo do sol temos a palavra Kofer com a tradução de "Expiação" como vibração do manto da mãe divina que separa como ponto de equilíbrio o Eterno do Homem 
E por fim próximo a Lua temos a palavra Pehad com a tradução de "Temor" as incertezas e dúvidas que impedem o despertar do Deus interno

Os números 1, 2 e posteriormente 1, 2 e 3 somados teosoficamente 1+2 mais 1 + 2 + 3 temos 3 + 6 resultando o 9 o número raiz da Cabala,as hierarquias de anjos,Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potências Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos.

Finalmente temos os 4 instrumentos mágicos que se correlacionam ao Tarot menor e aos naipes do baralho.
A Taça ao lado da sílaba TRA simbolizando o elemento água e o naipe de copas.
O báculo ao lado da sílaba GRAM simbolizando o elemento fogo e o naipe de paus
A espada abaixo da sílaba MA simbolizando o elemento ar e o naipe de espadas 
E o disco ou moeda fazendo a parte de O da palavra TON simbolizando o elemento terra e o naipe de ouros.

É como se cada "item" e letra fossem separados em categoria, numérica, Lingüística ou simbólica, formando um único simbolo. 



UTILIZAÇÃO PRÁTICA
O importante do Tetragrammaton é saber que quando está com o círculo representa proteção e quando está sem o círculo representa plasmação e criação de energias e consciências,este é o motivo de disponibilizá-lo com ambas as formas.
Sem o círculo possui uma força de atração e potencialização muito grande.
Pode ser utilizado em qualquer lugar,mantendo a ponta única para cima e a dupla para baixo,e quando utilizado em algum plano procure ter a ponta principal  voltada para o Norte.



TETRAGRAMAS que significa DEUS
1234
IDIOMA
LORD
inglês, também GOD (* Veja observação 1)
SORN
persa
BAGH
persa
DIEUfrancês
GOTTalemão
DEUSportuguês
JHVHhebreu 
JHWHhebreu variante de JHVH (* Veja observação 2)
YHWHtambém hebreu variante de JHVH
IAVÉvariante em português do hebreu JHVH
JAVÉoutra variante em português do nome JHVH 
ADATassírio
GODTgermano
DOVAsânscrito
GODTsueco
ALAHárabe. Outras variações em português; Alá, Álah, Allah
DIOSespanhol
TOOSgrego
ZEUSgrego antigo
ODIN
viking, saxão           
THOTviking
AMONegípcio
PAPAinca
BAALfenício
ILLUsírio
SHINjaponês
NEBOcaldeu
HARKhindu
TUPÃtupi-guarani (* Veja observação 3)
YUSAjívaro - tribo indígena do Equador
CARÚmundurucu - antiga tribo indígena da selva dos tapajós 
OBEAno sincretismo dos revivalista, Jamaica, outra variante é Obeaman
YANG(* Veja observação 5)
DEUMlatim - de acordo com a declinação da frase, varia em; Dei, Deo, Deum
DEVSgrego, cristão
BUDAem algumas dissidências do budismo e do Hinduismo, é considerado Deus
BUDAos behaísta consideram Buda personificação de Deus
BARAtambém behaístas (* veja observação 6)
XIVAhinduismo (* Veja observação 7)

OBSERVAÇÕES
Observação 1- Os místicos preferem não  usar o nome GOD, para se referir a Deus, afinal se escrevermos GOD de trás para frente teremos a palavra DOG, que é  CÃO termo usado  para designar SATÃ. GOD é um Anagrama de DOG

Observação 2- JHVH, é uma transcrição fonética do tetragrama correspondente em hebraico do nome de Deus. As variações são de acordo com os fonemas convertidos para o português;  JHVH, YHVH, IHVH, JHWH...   baseando-se no fato de que o V e o W possuem sons semelhantes assim como Y, I e J também possuem sons semelhantes.

Observação 3- TUPÃ - nome que a igreja católica usava para designar Deus para os índios brasileiros, significa originalmente; Trovão.

Observação 4- CARÚ -  outra variante de Carú é Caru-Sacaebê

Observação 5- YANG- em chinês significa o lado do bem, masculino, branco, em alguns casos de sincretismo; Deus do bem

Obervação 6- BARA - outra personificação de Deus para os  behaístas (beahismo é uma seita islâmica)

Observação 7- XIVA - existe cerca de 5 deuses Xivas no hinduismo, um em especial representa Deus



Não é possível definir apenas uma relação entre os vários símbolos que compõem o Tetragrammaton e tampouco uma finalidade específica desse conjunto. Seus sinais transitam entre correntes tão distantes que a interpretação, em certos casos, chega a ser paradoxal.
Se observarmos estas combinações simbólicas através do ângulo alquímico, teremos um determinado resultado. Porém, se analisado através dos conceitos astrológicos, por exemplo, a conclusão poderá ser totalmente distinta. Assim, a atenção e perspicácia do observador tornam-se fundamentais para decifrar o Tetragrammaton, um dos mais antigos e poderosos símbolos da espiritualidade humana.
Mas qualquer significado que tenha pode ser usado contra ou a seu favor, tudo depende de sua vontade.

Fontes: http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/simbolos/tetragrammaton.htm
http://pensamentos-negros.blogspot.com.br/2010/01/tetragrammaton.html
http://www.wingdings.com.br/artigo_4letras.htm

Que sejam eternos os 17
By: Gothic Vampire.




Nenhum comentário:

Postar um comentário