terça-feira, 30 de outubro de 2012



Saudações! 

Amanha é o Beltane \o/ e tambem o Halloween, (depende onde você mora) como já fiz um post de Halloween esse ano (Por ser no dia 30 de abril aqui no hemisfério sul) então vou deixar apenas um vídeo muito interessante pra vocês. 


Video Sobre o Halloween http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wDRip2DUREE


BELTANE


Hemisfério Norte: 1º de Maio.
Hemisfério Sul: 31 de Outubro.

Muitos Wiccanos e pagãos celebram Beltane ou "fogo da sorte". É um dos oito Sabbats solares.
O foco do Beltane é fertilidade e seus rituais (como a dança do poste de maio). Algumas tradições comemoram este feriado dia primeiro de maio ou "dia de maio", outros começar a sua celebração na véspera antes ou 30 de abril. Não é o caso de quem mora no Brasil, celebrado no dia 31 de outubro, que seria o samhain (Haloween) 
O nome significa fogo de "Bel", Belinos sendo um nome para o Deus Sol, cuja coroação, festa que hoje celebramos.

Em antigas tradições celtas era um tempo de sexualidade onde os casamentos de um ano e um dia poderia ser realizado, mas que raramente é observado na forma que nos tempos modernos. 
É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras. Agradecendo pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época da luz.




Nos tempos antigos celtas, os jovens passariam a noite inteira na floresta "A-Maying", e depois dançar ao redor do Maypole (ou poste de novembro) fálico na manhã seguinte.Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas.Sabe aquele poste que vemos as crianças em festas juninas com as fitas no topo dele? dançando envolta e trançando-as? Então, é um ritual pagao onde cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo, e trançavam as fitas como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-se sob a proteção dos Deuses.



A religião cristã tinha apenas um substituto pobre para a Maypole de afirmação da vida, ou seja, a cruz da morte de afirmação. Assim, no calendário cristão, este foi celebrado como "Roodmas '. Na Alemanha, foi a festa de São Walpurga, ou "Walpurgisnacht", no Brasil, São João. Uma data alternativa em torno de 05 de maio (Beltane Velha), quando o sol atinge 15 graus de Touro, às vezes é empregado por Covens. 
O pólo de maio foi um ponto focal dos antigos rituais vila inglesa. 

Os casais mais velhos foram autorizados a retirar seus anéis de casamento (e as restrições que implicam) para esta noite. 



Nesta época, os princípios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e não havia o machismo como hoje se conhece. As sociedades eram matriarcais. Sendo assim, nesta noite de Beltane, as moças virgens e mesmo as casadas, iam para os bosques na celebração do que se chamava "O Gamo Rei" onde os rapazes copulavam com as moças sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida.


As crianças que por ventura fossem geradas nesta noite eram consideradas especiais e normalmente as meninas viravam sacerdotisas e os meninos magos. O ritual era consagrado à Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas através da fertilidade da terra. Embora o culto fosse predominantemente feminino, não se excluía, de forma alguma, o papel do Deus, pois, a essência de Beltane, sendo a fecundação, impunha sempre, a presença do feminino e masculino.


Sendo assim, no Beltane, os meninos tinham a sua cerimônia de passagem da adolescência para a maturidade. O rapaz personifica o Deus e a virgem, a Deusa. Na escolha de um rei, o rapaz veste a pele de um Gamo (um veado real) e desafia um gamo de verdade, o líder da manada, e luta com ele até a morte de um deles.


Se o rapaz for o vencedor, terá sido escolhido Rei representando o Deus, o Gamo Rei e terá uma noite com a Virgem que representa a Deusa onde um herdeiro será concebido. O novo herdeiro, um dia deverá disputar com o pai pelo trono. O Gamo Novo e o Gamo Velho.




O Rei Arthur passou por esta prova numa noite nas fogueiras de Beltane conforme o romance Brumas de Avalon.




Manhã de maio (Outubro) é um momento mágico para a água selvagem (orvalho, ribeiros e molas), que é recolhida e utilizada para tomar banho de beleza, ou de beber para a saúde. 
Muitas pessoas levantavam-se na primeira luz do amanhecer para ir ao ar livre e colher flores e ramos para decorar suas casas.
As mulheres tradicionalmente trançavam flores em seu cabelo. 
Homens e mulheres decoram seus corpos. 
Beltane marca o retorno da vitalidade, da paixão. Antigas tradições pagãs dizem que Beltane marca o surgimento do jovem Deus para a idade adulta. Agitado pelas energias em ação na natureza,o Deus que agora é um jovem no auge da sua fertilidade,deseja a Deusa (que em Beltane se apresenta como a Virgem). Eles se apaixonam, então entre as gramíneas e flores, se unem. A Deusa engravida do Deus. Para comemorar, uma festa de casamento, para o Deus e Deusa deve estar preparado. A Energia Primavera atingiu o seu pico, os fogos de Beltane vão queimar como fogueiras para aquecer os corações dos homens. 

Esse foi um dos primeiro feriados a ser destruído pelos Cristãos, que viam nas celebrações sexuais somente o pecado, e as entendiam como ofensa a SEU Deus.Talvez os padres não soubessem que o AMOR sob vontade é o maior dos RITUAIS , a mais grandiosa das celebrações à vida, à alegria, à Natureza e portanto aos DEUSES!


Como este festival tem conotação agrícola. Duas fogueiras eram acesas para depois passarem seu gado entre essas duas fogueiras para abençoar e dar sorte em seu caminho para novas áreas de pastagem de verão.(Lembra do costume de pular fogueiras em festa juninas? Era costume em beltane, pessoas pularem para deixar seus males para traz como doenças e energias negativas,e a partir dali ser tomado pela sorte onde o fogo purificaria-os. 




Junto com o movimento do gado para áreas de pastagem, as famílias supervisionavam o nascimento dos filhotes de seus animais. Sem dúvida, "saudaram" a pastos verdes e bagas que estavam disponíveis na época, também poderiam viajar nas estradas, pois eles não foram bloqueados pela neve ou lama. Este tempo poderia ter sido o único para o comércio. 

Atualmente, o advento de um clima mais quente e da natureza humana, têm feito esta época mais do que um simples "festival dos agricultores." Wicca fez este festival como um tempo de dar graças a fertilidade da terra e do povo. Flores frescas, sementes e alimentos são parte do ritual geralmente é feito ao ar livre. Em muitos casos, os rituais de Beltane tem um elemento específico da sexualidade. 

Como o mês de maio era o casamento dos Deuses, muitos não se casavam nesse mês por respeito a eles,sendo um mês especial somente em celebração de sua união. Como já era de se esperar a igreja fez do mês de maio "Mês das noivas". 

Mas é tempo de amor então xD.
De mais atenção a quem merece ou precise, sinta o fogo de beltane. Não como fisico mais como o espirito que dança pelo seu corpo,aquecendo sua alma, ardendo dentro de você, clamando por paixão. Por novos frutos. 
A semente foi plantada, é tempo de amadurecer. 

Ótimo Beltane e ótimo Halloween 
Independente do que você comemore, Boas festas ;).


Fonte: resumo de vários sites e com minhas próprias palavras.Qualquer coisa entre em contato. 

Que sejam eternos os 17.

By: Gothic Vampire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário