sexta-feira, 18 de maio de 2012



Triskle, Triskele, Triskel, Triskelion


Símbolo celta que representa as tríades da vida, em eterno movimento e equilíbrio.

É uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que da ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas.

O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem com três pernas correndo. ( me lembrou os desenhos animados onde eles corriam tão rápido que as pernas viravam um circulo girando auhauha)
O símbolo tem dois grandes componentes ou níveis de simbolismo.

Primeiro
Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) estão posicionados de um modo que pareça que o símbolo esta em constante movimento para frente,isto não é acidental,o sentimento de movimento neste símbolo, representa:
* Ação
* Ciclos
* Progresso
* Revolução
* Avançar

Em segundo lugar
As três saliências, são de significativa importância simbólica. No entanto, dependendo da época, região, cultura, histórias mitológicas, etc.
As diversas representações dos três saliências encontradas na Triskelion são:
* Nascimento, vida e morte
* Corpo, mente e espírito
* Pai, Filho, Espírito Santo
* Mãe, Pai, Filho
* Passado, Presente, Futuro
* Poder, Intelecto, Amor
* Criador, Destruidor, Sustentador
* Criação, Preservação, Destruição
* Céu, mar e terra
Os ciclos das transformações

Todas estas simbologias podem ser designadas para cada uma das pontas encontradas no Triskelion.
A combinação desses dois componentes (emoção e atributos) nos leva a concluir que este símbolo celta tem como significado uma história de marchar à frente no esforço de chegar a um entendimento
É interessante sabermos que o número 3 é um nº de energia infinita.
Quando acrescentamos as implicações lunares para o significado da Triskelion temos:
· mistério
· feminino
· intuição
· subconsciente
· espiritualidade
· iluminação
· desejo oculto

O triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por consequência representa a própria Deusa. Temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma).

Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos Celtas.Haviam muitos Símbolos de Poder, como hoje, no Cristianismo tem a cruz, mas o Triskle é um dos mais conhecidos símbolos de poder para eles. É o mais encontrado na arte Celta, que data aproximadamente de 1.800 anos antes de Cristo.
O Número 3 dentro da Magia Celta e na Magia Natural de hoje é considerado um Número poderosíssimo e sempre esteve presente na Magia Celta. Pois consideravam o três um número sagrado.

Uma referência ao movimento da vida e do universo. Na cultura celta é dedicado à Manannán Mac Lir, o Senhor dos Portais entre os mundos.

Apesar de não haver um mito de criação como outras culturas indo-europeias, havia entre eles a ideia dos Três Mundos ,sendo o número três sagrado, ele nos liga aos reinos do Céu, da Terra e do Mar,elementos que compunham o mundo celta.
Os viam da seguinte forma.

O Mundo Celestial (Céu) : Onde as energias cósmicas como o Sol, a Lua e o vento se movem. O Céu, que está sobre nossa cabeça e nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam a terra. Representa a luz, a inspiração e aos Deuses da criação.

 O Mundo Intermediário (Terra): Onde nós e a natureza vivemos. Que está sob nossos pés e nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer, são as raízes fortes das árvores. Representa o solo, a raíz e os Espíritos da Natureza.

 O Submundo (Mar): é a água que está em nós, que sacia a sede e nos dá a vida, sem a água tudo perece e morre. Representa os seres feéricos (onde vivem), a água e os Ancestrais. Representa o portal para o outro mundo

Portanto, as três pontas do triskelion eram associadas aos Três Reinos ou aos Três Mundos e ao fluxo das estações.

Sendo os três elementos interdependentes, onde cada um possui seu significado próprio, mas que dependem um do outro para continuar existindo, permitido assim, que o nosso mundo também exista em perfeita interação.

Essa cosmologia não dualista é bem diferente dos quatros elementos e da visão grega de "céu e inferno", pois os celtas viam tudo na forma de tríades. Além disso, cada reino era relacionado a um grande caldeirão sustentado por três pernas, que por sua vez, também possuíam três atributos diferentes. (Lembrou-me dos caldeirões wiccanos sempre tendo 3 pés para rituais.)

Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento, também, pode ser no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento.


De um modo geral este símbolo está associado ao crescimento pessoal, ao desenvolvimento humano, o fluir da consciência e da expansão espiritual.

Dizem que quando usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas, intuição, ternura e beleza. E ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza, cultuada pelos celtas.

As três fases divinas da mulher: A Donzela, A Mãe e A Anciã, foram altamente cultuadas por esta civilização. E não difamada como foi feita através de “contos de fada” de um livro que desceu do céu via correio celestial. Si é que entendem meu tom irônico.

Antes de tudo, e dos significados mais antigos descobertos, e outros ainda por descobrir. Este símbolo é um símbolo de proteção.

Em resumo o significado gira em torno de todo o ciclo de começo,meio e fim, sua magia com o passado presente e futuro. Bom se for falar vou falar tudo que já descrevi . Mas em si é um símbolo que representa o universo, seus ciclos, sua magia pura, a grande Deusa, é TUDO que nos envolve, que nos unifica nos galhos desse mundo e do alem.

Obs. Tirado de vários lugares da internet,resumido com minhas próprias palavras.
Os significados (símbolos) e historia não são copiados, apenas ensinados, e aprendidos para ser passado adiante.
Qualquer coisa entre em contato.

Que sejam eternos os 17.

By: Gothic Vampire

Nenhum comentário:

Postar um comentário