segunda-feira, 21 de maio de 2012



Eclipse 


Como hoje ocorreu um eclipse solar (anelar inclusive),mas que só pode ser visto em partes da Ásia e América do Norte,decidi fazer um post sobre. Ver seria mais interessante, mas... fazer o que. :( 


Uma das fotos que mostra a evolução do eclipse hoje dia 21/05/2012






Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Os eclipses mais comuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua.

Eclipse Solar
Neste caso, a Lua move-se para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol. Logo, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta. Esta sombra possui 170 quilômetros aproximadamente, possibilitando a visualização do fenômeno apenas nos países localizados dentro desta faixa. Nesta faixa, podemos classificar como sendo um eclipse solar total, pois o Sol fica totalmente encoberto pela Lua. Fora desta faixa, as pessoas podem visualizar apenas uma parte do Sol, ocorrendo o chamado eclipse solar parcial.



Exemplos: 
O eclipse solar total: quando o Sol é totalmente escondido pela Lua. 


O eclipse solar parcial: quando a Lua cobre somente uma pequena parte do Sol.


O eclipse anular/ anelar/ anel: quando o Sol é coberto pela Lua, ao seu redor ainda permanecem focos de luminosidade.


O eclipse híbrido: é quando o eclipse pode ser visto de um lado de uma maneira e de outro lugar de outra maneira.




Eclipse Lunar 
Neste caso, a Lua passa através da sombra provocada por nosso planeta. Logo, a sombra do planeta Terra vai avançando pela face iluminada do Lua. Este tipo de eclipse ocorre na fase de Lua cheia.








Na antiguidade, em função do baixo conhecimento astronômico, muitos povos acreditavam que o eclipse era um sinal de que alguma coisa ruim ou uma catástrofe natural estava por acontecer.


Colombo 
Um eclipse lunar que tem um lugar destacado na história é o de 1º de março de 1504, utilizado espertamente por Cristóvão Colombo para intimidar os indígenas habitantes da atual Jamaica.


Os nativos negavam-se a abastecer de alimentos seus comandados e parte deles se revoltava contra a autoridade de Colombo.

Sabendo a data em que ocorreria um eclipse total da Lua, Colombo fez saber aos nativos que, se suprimentos não fossem fornecidos a ele, seu “deus” faria diminuir o brilho da Lua no céu e todos poderiam ver sua ira ao observá-la inflamada (avermelhada) logo vê-la nascer no oriente.

Se não fornecessem as provisões a Colombo, a ira divina traria fome e pestilência aos nativos.

Ocorrido o eclipse, os nativos submeteram-se docilmente aos ditames de Colombo, que ainda aproveitou as medições feitas durante o eclipse para calcular sua longitude na superfície da Terra.





Lendas:

- Uma lenda chinesa diz que o eclipse ocorre porque um enorme dragão devora o Sol.


- Para os egípcios, o malfeitor seria a serpente Apófis, inimiga de Ra, o deus-sol. Às vezes, Apófis coloca-se no caminho de Ra para promover o combate.


- Os escandinavos acreditavam que dois enormes lobos, Sköll e Hati, perseguiam o Sol e a Lua. O segundo, também chamado Managarm, o cão da Lua, acaba devorando o astro noturno no final dos tempos.


- Na Roma antiga, os habitantes tinham o costume de gritar em voz alta, a fim de socorrer o Sol eclipsado, para chamar de volta o astro quase desaparecido.


- Segundo os esquimós, o eclipse ocorre quando seus dois mais importantes deuses, Padli e Amarok (o Sol e a Lua) fazem amor


 -Muitos povos, desde a antiguidade, se preocupam e relacionam os eclipses a Religião e a algumas lendas. Os chineses e os hindus gritavam e batiam em gongos para espantar os eclipses. 


-Alguns povos até realizavam sacrifícios humanos! O eclipse que provocava o maior temor era o eclipse total do Sol.


-Na China era hábito prever com antecedência os eclipses; tanto que em uma certa época o imperador Chun Káng condenou à morte os Astrônomos Hsi e Ho pelo fato de não terem previsto o eclipse do dia 11 de outubro de 2155 a.C.



Fontes: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/o-que-e-eclipse-solar.html
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/eclipse.htm
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/moacir/antiguidade.htm 


Que sejam eternos os 17


By: Gothic Vampire


Um comentário: