quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Celebração de 08 de janeiro: Dia da Deusa Freya


Dia de FREYA, deusa nórdica do amor, da fertilidade e da magia.
Freya é a deusa-mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Filha de Njord e Skade (Skadi), o deus mar e irmã de Frey, ela é a deusa do sexo e da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, da música e das flores. É também a deusa da magia e da adivinhação, da riqueza (suas lágrimas se transformavam em ouro) e lider das Valquirias (condutoras das almas dos mortos em combate).
Freya teve vários deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptosa, de olhos claros, de baixa estatura, com sardas, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra. Diz a lenda que Freya estava sempre procurando no céu e na terra por Odur, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar. Na tradição germânica, Freia e dois outros vanirs (deuses da fertilidade) se mudaram para Asgard para viver com os aesirs (deuses da guerra) como simbolo da amizade criada depois de uma guerra. Ela usava o colar de Brisingamen, um tesouro de grande valor e beleza que obteve dormindo com os quatro anões que o fizeram. Ela compartilhava os mortos de guerra com Odin. Metade dos homens e todas as mulheres mortas em batalhas iriam para seu salão Sessrumnir.
Seu nome tem várias representações: Freya, Freja, Froya, etc. Sendo também por vezes relacionada ou confundida com a deusa Frigga, mas ela também foi uma grande fiandeira na antiguidade. Freia também tinha uma suposta paixão pelo deus Loki, deus do fogo.

Fonte:https://www.facebook.com/bruxasmagiaewicca?fref=nf

By: Kami GV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário