quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CHAKRAS - O que são?




Chakras os portões de entrada da Aura.




A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda" ou "Circulo". Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano.

Chakras são centros de energia que estão intimamente ligados ao nossos corpos físico, energético, vital, astral, e espiritual. Estão situados em lugares de confluência de um determinado tipo de energia que nos permitem manter o equilíbrio em todos os níveis.Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris.

Fala-se normalmente de sete chakras mas estes são apenas os principais, existindo em maior número os chakras secundários espalhados pelo corpo. 
De acordo com as escrituras tradicionais existem 88.000 chakras no corpo humano que envolvem, basicamente, todas as áreas do corpo. A maioria deles são pequenos e insignificantes, no entanto, 40 têm uma função significativa e estão localizados nas mãos, pés, dedos e ombros.
Os sete principais são enumerados de baixo para cima e situam-se conforme a figura. Para que o corpo encontre o seu equilíbrio é necessário que todos estes centros se encontrem bem desenvolvidos sem vazios ou lacunas, ou exacerbações. Os chakras não devem ser tratados isoladamente, pois estão intimamente ligados uns aos outros. É neste sentido que se devem "alinhar" os chakras.



A cura é um processo fabuloso. Para alcança-la nada mais eficiente que o auto-conhecimento, onde podemos incluir o conhecimento das estruturas sutis do ser humano que são a causa da maioria dos problemas vivenciados pelo corpo físico do qual somos portadores. 

Os clarividentes podem vê-los facilmente no duplo etérico, em cuja superfície aparecem sob forma de depressões semelhantes a pratinhos ou vórtices. Desse modo cada chakra assemelha-se a uma flor cujas pétalas estão em movimento constante e harmônico. Quando já totalmente desenvolvidos, assemelham-se a círculos de uns cinco centímetros de diâmetro, que brilham mortiçamente no homem comum, mas que, ao se excitarem vividamente, aumentam de tamanho e são vistos como refulgentes e coruscantes torvelinhos à maneira de diminutos sóis. 
Todas essas rodas giram incessantemente  e pela boca aberta de cada uma delas flui continuamente a energia do mundo superior, a manifestação da corrente vital diamante do Segundo Aspecto do Logos Solar, a que chamamos energia primária, de natureza sétupla, cujas modalidades in totum* agem sobre cada chakra, ainda que com particular predomínio de uma delas segundo o chakra. Sem esse influxo de energia, não existiria o corpo físico.
(*IN TOTUM expressão em Latim, quer dizer: no todo, na totalidade.)

São ao mesmo tempo transmissores e transformadores de energia de corpo para o corpo, uma vez que seu mecanismo sincroniza as energias emocionais, mentais e etéricas. Eles aumentam ou reduzem a energia, ou moderam ou aceleram sua atividade, de um corpo para outro, de modo que a energia mais rápida do corpo emocional possa afetar a energia mais lenta do etérico, e vice-versa.

As cores, que variam de chakra para chakra, também reluzem de um modo que contribui para sua aparência de flor. Numa pessoa saudável, as formas dos chakras se encontram num belo equilíbrio simétrico e orgânico, em que todas as partes fluem em uníssono, num padrão rítmico. Seu movimento tem na verdade um caráter harmônico e musical, com ritmos que variam de acordo com as diferenças individuais de constituição e temperamento.

Portanto, os chakras atuam em todos os seres humanos. Nas pessoas pouco evoluídas seu movimento é lento, o estritamente necessário para formar o vórtice adequado ao influxo de energia. No homem bastante evoluído, refulgem e palpitam com vívida luz, de maneira que por eles passa uma quantidade muitíssimo maior de energia, e o indivíduo obtém como resultado o acréscimo de suas potências e faculdades.

Em cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico exterior. Ao mesmo tempo, em nós, reside um sistema sutil de canais (nadis) e centros de energia (chakras) que cuidam do nosso ser físico, intelectual, emocional e espiritual.

Segundo os ensinamentos iogues, existem 72 mil nádis ou canais etéreos na anatomia sutil dos seres humanos. Os nádis são, portanto, os condutos da força vital de terapia vibratória. Dentre os 14 nádis maiores, três são de alcance fundamental: Sushumna, Pingala e Ida, sendo que todos os nádis estão subordinados ao canal central, Sushumna, do chakra básico para o chakra coronário. Esse canal central parece atravessar a coluna vertebral onde circula o líquido cérebro espinhal.



Ida, o canal de energia mental, está associada com a introversão, a intuição e a passividade. Esta é a energia lunar representado pelo lado esquerdo do corpo. A narina esquerda é usar durante a prática de pranayama para estimular o lado direito do cérebro.

Pingala, o canal de energia física, é mais extrovertido, apelos objetividade e ação. É a energia solar representado pelo lado direito do corpo. A narina direita é usar durante a prática de pranayama para estimular a parte esquerda do cérebro.

Sushumna, o canal de energia espiritual, permite um perfeito equilíbrio entre a energia positiva e masculina de Pingala ea energia negativa e feminina de Ida.

     Quando dois nadis se cruzam, um terceiro elemento é criado: um chakra.



Sushumna nadi está localizado na medula espinhal da nossa coluna vertebral. A força vital circula no nosso períneo (Mooladhara chakra) para a coroa da nossa cabeça (Sahasrara chakra).

Ida nadi começa a partir do lado esquerdo da Mooladhara chakra de Ajna chakra.

Pingala Nadi começa a partir do lado direito da Mooladhara chakra de Ajna chakra.

Os sete chakras principais estão localizados nos pontos de intersecção destas três NADIS.

Todas as nossas atividades são influenciadas pelo movimento destes nadis. Cada 60 ou 90 minutos, a narina esquerda é mais fluido, ou o direito, ou ambos. Muitas vezes, a nossa energia é desestabilizado. Prana pode fluxos só para o lado esquerdo ou somente para o lado direito do nosso corpo.

No ensinamento oriental, os nádis do corpo físico ou nádis grosseiros são as veias, as artérias e nervos.

Pelo que podemos observar, é de suma importância o estudo e a compreensão da rede dos nádis e dos chakras para o tratamento eficiente dos bloqueios energéticos que podem resultar em problemas físicos e emocionais.

O homem é uma alma que possui um corpo, aliás, vários corpos, invisíveis à visão comum. 
Entre esses corpos está o Corpo Etérico, um grau superior de matéria física através do qual fluem as correntes vitais que mantém vivo o corpo. Além disso, este corpo etérico atua também como elo de ligação entre o pensamento e emoção do corpo astral (outro corpo) ao corpo físico denso (este que todos nós vemos no espelho).

Antes de "ter" um corpo, o homem "é" uma fração infinitesimal da consciência universal, uma centelha divina que ao encarnar recebe o nome de alma.

Durante sua escalada evolutiva a centelha divina encontra as energias específicas para sua manifestação na matéria. Tais energias são denominadas tattwas que significa uma emanação da consciência divina. 
Os tattwas são em número de cinco e representam os cinco elementos: o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. 
A alma, consciência divina propicia a coesão dos tattwas por meio de pontos focais que recebem o nome de chakras.




                                                                       Tattwas
                                                    Terra, Agua, Ar, Fogo e Espirito 




Como é um assunto MUITO extenso vou postando as coisas de vagar, vou deixar aqui os 7 principais chakras pra no post seguinte explicar sobre cada um deles


 São sete os chakras mais importantes:


 De baixo pra cima 

1- Chakra Base/raiz/fundamental
2- Chakra Umbilical/ Sacro 
3- Chakra Plexo Solar
4- Chakra do Coração/ Cardiaco
5- Chakra da Garganta/ Laríngeo
6- Chakra do Terceito Olho/ Frontal
7- Chakra da Coroa/ Coronário 


No post seguinte colocarei sobre cada um deles. Suas funções e importância.

By: Kami GV

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post Kami, gosto de assuntos deste gênero e fazia tempo que procurava principalmente imagens com os nomes dos chakras. Aguardo o próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada ^^ eu ja fiz o posto do 1º chakra espero que de pra entender e esteja bem explicadinho. Dai vou postando os outros um a um tbm. Bjs

      Excluir