segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Septagrama/ Heptagrama/ Elven star (Estrela Elfica)





O Septagrama é uma estrela unicursal de sete pontas, também conhecida como "Estrela dos Elfos". Esta forma possui uma longa tradição simbólica e um forte potencial mágico. O seu significado relaciona-se com o do número 7 que, como se sabe, é sagrado em muitas culturas.



Mesma imagem (acho que da pra ver melhor)


 O significado varia de acordo com o tempo de civilização e cultura, já que cada cultura ou subcultura pode dar-lhe um valor diferente, seja bom ou ruim. 
Começando a falar sobre o septagrama para a alquimia, um dos alquimistas mais famosos, Paracelso. Na alquimia é conhecida como a estrela de sete pontos vitríolo, é mais uma das imagens conhecido da alquimia. foi jogado em diferentes versões por diferentes autores. 
Na Idade Média, seu conhecimento secreto foi considerado tão importante que até mesmo a Ordem oculta dos Cavaleiros Templários "gravado" pelo paisagista francês, seus castelos, a estrela de sete pontas. E isso foi feito de uma forma engenhosa geomantic (de acordo com o conhecimento das energias da Terra), que também mostra uma incrível conhecimento do significado alquímico do vitríolo da estrela de sete pontas.
Primeiro, vamos olhar para os principais componentes da imagem. Downtown, o vitríolo estrela de sete pontas tem um rosto que tanto a mão esquerda quanto a mão direita parecem pertencer a ambos os pés. 
Estes quatro pontos referem-se os quatro elementos: Por um lado, é um maçarico, que representa o elemento de fogo, por outro lado, existe uma câmara de ar (bexiga Câncer), que representa o elemento de ar, com um pé sobre o chão e o outro na água. O quinto elemento é muitas vezes esquecido, mas fica situada acima do trono, como o duplo de asa Hermes. Os símbolos representam os cinco elementos dispostos em um pentágono de tamanho normal. Na parte inferior, um rei e uma rainha estão sentados com os símbolos do sol e da lua, representando o poder polar da natureza.
Além da imagem mostrar três formas diferentes: um triângulo, um círculo e uma estrela de sete pontas. O triângulo representa a trindade do corpo, espírito e alma, se a pessoa segue o registro de ângulos: "Corpus", "Cheers" e "Spiritus" , ou, na alquimia, por Sal (corpo, solidificando o topo) , enxofre ( alma, o princípio que move) e Mercúrio (espírito, o princípio de ligação).





A mais importante atribuição do número 7 é, talvez, o facto de resultar de 1 (a unidade) e 6 (a perfeição), constituindo-se o número místico por excelência. 
O 7 também resulta de 3 (o Céu, Yang, masculino, o domínio do espírito) e 4 (a Terra, Yin, feminina, o domínio da matéria), pelo que é considerado o número da unificação dos planos da existência.

As Elven Star ou Fada estrela e Estrela elfica,são utilizadas alternadamente com, ou no lugar do pentagrama na Tradição das Fadas na Wicca. A maior parte das vezes, os pontos são atribuídos a várias correspondências, incluindo:
-As sete direções (as quatro direções cardeais, mais acima, abaixo, e no interior).
-Sete elementos mágicos (os quatro elementos mais três elementos adicionais, que variam, às vezes, magia, luz, e vida ).
-Ou sete lugares mágicos -sol, lua, mar, céu, madeira, vento, espírito e interligação) 

O septagram é importante na cabala Ocidental, onde ela simboliza a sefira Kabbalistic Netsach, os sete planetas, sete alquimia dos metais, e os sete dias da semana

É considerado frequentemente que o número três relaciona o Céu e os reinos mais altos, não só pelo conceito de trindade, mas também como o eixo vertical de espaço tridimensional; e o número quatro pertence à Terra e reinos do manifesto, em parte por sua relação com o quadrado e as quatro direções de espaço bidimensional. Podem ser considerados sete e o septagrama, representando a soma de Céu e Terra, faz alusão às sete direções do espaço - duas direções para cada dimensão mais o centro. Como um aparte, doze, o número de sinais no zodíaco, é um numero de totalidade, expressando as possibilidades multiplicativas do Céu e Terra também como Céu num modo novo (1+2=3).

Como uma expressão do número sete, representa inteligência oculta e a beleza do “inteiro” (arco-íris e sinfonias são entrelaçadas de sete)
Outros sistemas de sete-dobra que podem ser relacionados ao septagrama incluem o sete latifah (faculdades subtis) de pensamento místico muçulmano e os sete chakras hindus principais - 
o chakra da coroa (Sahasrara).
o chakra frontal (3º olho) (Ajna) 
o chakra da garganta (Vishuddha), 
o chakra do coração (Anahata), 
o chakra do plexo solar (Manipura), 
o chakra sacro (Swadhisthana), 
E o chakra básico (Muladhara), 



O Septagrama representa os sete dias da semana, os sete regentes planetários, os sete chakras principais, os sete metais alquímicos, as sete cores do arco-íris, as sete notas da escala musical, entre outros. Utilizado como um diagrama, serve para visualizar as associações que existem entre estes símbolos.



Cada um dos sete dias da semana é nomeado por designações de origens românicasou escandinavas dos sete planetas da astrologia
clássica.Diretamente ou por uma deidade associada.
A figura acima mostra cada uma das pontas do Septagrama associada a um dos planetas da astrologia clássica. Começando na ponta superior, representativa do Sol, e dirigindo-se no sentido dos ponteiros do relógio, obtemos a sequência dos planetas e as respectivas correspondências:


Sol - Domingo - Ouro
Lua - Segunda - Prata
Marte - Terça - Ferro
Mercúrio - Quarta - Mercúrio
Júpiter - Quinta - Estanho
Vénus - Sexta - Cobre
Saturno - Sábado - Chumbo

Como dito, o Septagrama tem muitas equivalências e aplicações. Uma das suas formas de utilização mais divulgadas é como selo de invisibilidade, para ocultar segredos, para proteger objetos da curiosidade alheia e para ajudar o mago a passar despercebido quando disso necessita. 

Atualmente, é um dos símbolos da tradição Faerie Wicca, sendo também utilizado por muitos outros neo-pagãos que procuram símbolos de religação com as antigas tradições europeias.


Fonte: http://castelodeasgard.blogspot.com.br/2009/08/o-septagrama.html
http://makbidarte.blogspot.com.br/2010/11/o-significado-do-septagrama.html
http://caillean333.blogspot.com.br/2008/09/os-simbolos-e-seu-significado-primeira.html
http://panteondejuda.blogspot.com.br/2013/07/heptagrama-o-septagrama-significado.html

Que sejam eternos os 17.
By: Gothic Vampire. 

Um comentário: